sábado, 31 de janeiro de 2009

Biografia de António Aleixo


António Fernandes Aleixo, nasceu em Vila Real de Santo António, a 18 de Fevereiro de 1899.Foi um dos poetas populares algarvios de maior relevo, famoso pela sua ironia e pela crítica social sempre presente em seus versos.

Era simples, humilde e semi-analfabeto. Deixou como legado uma obra poética singular no panorama literário português da primeira metade do século XX.

No emaranhado de uma vida recheada de pobreza, mudanças de emprego, imigração, tragédias familiares e doenças, na sua figura de homem humilde e simples, havia o perfil de uma personalidade rica, vincada e conhecedora das diversas realidades da cultura e sociedade do seu tempo. Do seu percurso de vida fazem parte profissões como tecelão, guarda de polícia e servente de pedreiro, trabalho este que, como imigrante foi exercido em França.
De regresso ao seu país natal, restabeleceu-se novamente em Loulé, onde passou a vender cautelas e a cantar as suas produções pelas feiras portuguesas, actividades que se juntaram às suas muitas profissões e que lhe renderia a alcunha de "poeta-cauteleiro".
Faleceu por conta de uma tuberculose, a 16 de Novembro de 1949, doença que tempos antes havia também vitimado uma de suas filhas.

Um comentário:

Antonia Bergano disse...

DO QUE CONHEÇO DO GRANDE POETA POPULAR ANTÓNIO ALEIXO , ACHO QUE ELE ERA UM HOMEM COM UMA CLARA VISÃO DOS PROBLEMAS SOCIAIS E COM UMA GRANDE CAPACIDADE PARA DITAR NAS SUAS QUADRAS, REALIDADES, QUE HOJE EM DIA AINDA SÃO ACTUAIS... NÃO SENDO UM HOMEM LETRADO TINHA O DOM DE FAZER POESIA COM O CORAÇÃO... E O QUE SENTIA PELO SEU QUOTIDIANO, PELAS SUAS PRIVAÇÕES E DIFICULDADES,NÃO FOI MAIS QUE O SEU VIVER E O SEU CORAÇÃO A FALAR...HONRA LHE SEJA FEITA!!!